COMENTARIO A LITURGIA DOMINICAL

batismo de jesusFESTA DO BATISMO DO SENHOR

Ciclo C

Textos: Is 40, 1-5.9-11; Tito 2, 11-14; 3, 4-7; Lc 3, 15-16.21-22

Pe. Antonio Rivero, L.C. Doutor em Teologia Espiritual, professor e diretor espiritual no seminário diocesano Maria Mater Ecclesiae de São Paulo (Brasil).

Ideia principal: o batismo- nascimento no Espírito- é o segundo presente da misericórdia divina, depois do nosso nascimento na carne.

Síntese da mensagem: Com o batismo Deus nos faz seus filhos adotivos, dá-nos o seu Filho Jesus como irmão, converte a nossa alma no templo do Espírito Santo onde habitará para formar em nós a imagem de Cristo Jesus, capacita-nos para ser membros ativos e comprometidos da Igreja santa e missionária, e nossa dá como herança a vida eterna. Diante tamanho presente, só nos resta: agradecer e corresponder a Deus com uma vida santa e reta.

Pontos da ideia principal:

Em primeiro lugar, Jesus não tinha necessidade do batismo para si, porque não tinha pecado. Porém, sim teve necessidade do batismo para significar a sua missão: veio para carregar sobre si os nossos pecados, para morrer ao pecado no nosso lugar, para ressurgir a uma vida nova: vida que agora está a nossa disposição. João prevê que o que vem detrás dele administrará um batismo muito mais eficaz que o seu: “Ele os batizará com o Espírito Santo e fogo”. O batismo de Jesus será eficaz. O batismo de João é um sinal: serve para indicar o batismo de Jesus, e Jesus o recebe como sinal da sua própria missão, que consiste em morrer e ressuscitar por nós, a fim de poder administrar-nos o batismo no Espírito Santo. Por isso, no evangelho de Lucas que lemos hoje se produz a manifestação do Espírito Santo. Abrindo-se o céu, desce sobre Jesus o Espírito Santo, como uma aparência corpórea, como uma pomba.

Em segundo lugar, o Pai celestial queria estar também presente nesse momento sublime: “Este é o meu Filho amado, o predileto”. Com estas palavras, o Pai glorifica e eleva o seu Filho. A humilhação de Jesus de colocar-se na fila dos pecadores para ser batizado por João é uma humilhação que produz uma glorificação, porque o Pai celestial confirma a missão salvadora e redentora de Cristo. Deste modo, temos aqui todo o mistério pascal de Jesus, anunciado com o rito do batismo de João: descer e se submergir na água, purificar essas águas com a sua divindade para que tenham a propriedade de lavar os nossos pecados e de sepultá-los, e depois ressurgir para começar uma vida nova de ressuscitado. Por isso o batismo é purificação, lavagem, regeneração, iluminação, destruição do pecado e começo de uma vida nova em Cristo Jesus.

Finalmente, será São Paulo na segunda leitura de hoje a Tito quem nos lembra o nosso batismo, a dignidade com a que somos revestidos e as consequências morais a que nos compromete o dom do batismo na nossa vida. Paulo chama isso de “banho do segundo nascimento… renovação pelo Espírito Santo”. Presente saído do coração misericordioso de Deus. Com gratuito, não baseado nas boas obras realizadas previamente por nós. Graça divina para nos dedicar “às boas obras” e “renunciar a impiedade e aos desejos mundanos, e levar desde já uma vida sóbria, honrada e religiosa”.

Para refletir: Agradeço com frequência ao dom do batismo? Como festejo o dia grandioso do meu santo batismo? Se sou pai ou mãe de família, batizo quanto antes os meus filhos? Ponho nomes de santos aos meus filhos? Quem me vê, pode deduzir pela minha conduta justa, santa e reta que sou batizado, seguidor de Cristo?

Para rezar: Obrigado, Senhor, pelo dom do batismo, por ter me feito filho adotivo vosso, irmão de Cristo, templo do Espírito Santo e membro comprometido da vossa Igreja. Que nunca manche o vestido da minha dignidade cristã. Que nunca permita que apaguem a luz da minha fé recebida no meu batismo. Que seja fiel às promessas do meu batismo, que renovei na minha confirmação. Amém.

Qualquer sugestão ou dúvida podem se comunicar com o padre Antonio neste e-mail: arivero@legionaries.org

Share Button
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2014 Apostolado Brasileiro | Unindo Católicos Brasileiros na Grande Boston.
Siga-nos:                   

Facebook