assunção de MariaAssunção de Nossa Senhora – Nossa identidade cristã!

Há países que tem mais capacidade que outros para assimilar a cultura dos imigrantes e então, ao invés do imigrante integrar-se na sociedade de acolhida ele é absorivdo e  perde a sua identidade porque perde os seus costumes, seu idioma, sua forma de rezar, sua música, sua cultura e sua identidade. Um migrante brasileiro por exemplo que se deixa assimilar pela cultura americana, já não será brasileiro e nunca poderá ser americano mesmo obtendo a cidadania. Ele perde a sua identidade. O correto é integração e não assimilação.

Uma família disfuncional também pode causar confusão na identidade dos filhos. A identidade de um filho é afetada pela ausência dos pais por exemplo. Deus nos criou à sua imagem e semelhança e nos fez família: Pai, mãe e filhos. E quando um filho é criado sem a presença dos pais facilmente tem transtorno de identidade.

Essa falta de identidade gera conflito interior e faz sofrer. Há pessoas que passam toda a vida procurando a sua identidade. Ao contrário, a boa educação, uma família bem organizada, a ajuda profissional, tudo pode nos ajudar a defininir a nossa identidade.

Na área espiritual ocorre algo parecido. A falta de educação religiosa  pode causar confusão na vida de uma pessoa. Se os pais não educam os filhos para Deus desde o nascimento, a fé que eles recebem no batismo murcha e a Palavra de Deus não produz frutos neles. A fé cristã certamente ajuda a definir a nossa identidade espiritual. Qual é a nossa identidade? Quem somos, de onde viemos e para onde vamos? Quantas pessoas há no mundo que não sabem de onde vieram, para que estão aqui e para onde vão? Quantas pessoas há que diante de um impasse, de uma doença grave ou de um grande problema, se desesperam. Quantos adolescentes não encontram sentido para viver. Por que? Por falta de amor mas sobretudo por falta de identidade cristã! Se não soubermos de onde viemos, para que estamos neste mundo e para onde vamos, que sentido faz o sofrimento? Que sentido faz a solidão? A vida se torna um sem sentido.

Somos seres humanos criados por Deus e predestinados a ressuscitar com Cristo, primícia dos que morreram, escreve São Paulo aos Corintios na segunda leitura de hoje. A Festa da Assunção de Nossa Senhora é precisamente um convite para olhar para o céu aonde Nossa Senhora é glorificada em corpo e alma junto a Jesus ressuscitado onde nós também somos esperados. A Assunção é o preanúncio da ressurreição final. Viemos de Deus, estamos aqui para amar a Deus e o próximo e o nosso destino é ser levados ao céu como Nossa Senhora. Mas o Apocalipse diz que somente ressuscitam em Cristo aqueles que perseverarem até o fim. E para perseverar até o final, é necessário ter uma identidade cristã definida, saber qual é o nosso destino.

Pe. Scaravelli,c.s.

Share Button
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2014 Apostolado Brasileiro | Unindo Católicos Brasileiros na Grande Boston.
Siga-nos:                   

Facebook