Pe Scaravelli

Bem-vindos à Semana Santa. O Domingo de Ramos nos introduz na Semana Maior em que os cristãos assistiremos e participaremos da luta espiritual mais dramática da história humana. A luta entre Deus e o Demônio, entre a Vida e a Morte, entre a esperança e o desânimo.

A liturgia nos apresenta dois momentos distintos: A entrada de Jesus em Jerusalém, com a procissão de ramos, num clima de alegria e aclamação; e o início da semana Santa com a leitura da Paixão e Morte de Jesus, relembrando o caminho da cruz. Dois momentos distintos: Triunfo e humilhação.

O profeta anônimo da primeira leitura, que apesar do sofrimento e da perseguição confiou em Deus, é visto pelos primeiros cristãos como a figura de Jesus, o “Servo sofredor”.

O evangelho não somente relata a história da morte de Jesus, mas é também um anúncio de um mundo novo, do reino de Deus.

– Jesus passou pelo mundo fazendo o bem e anunciando um novo Reino de paz e de amor.

– Ensinou que Deus é amor, Pai de todos, que ama a todos.

– Que os leprosos, paralíticos e cegos não são amaldiçoados por Deus e que não devem ser marginalizados. – Que os pobres e excluídos são os preferidos de Deus.

– E avisou aos poderosos e instalados que o egoísmo, o orgulho e a autossuficiência os conduziriam à morte.

– O Projeto libertador de Jesus entra em choque com a opressão que dominava o mundo; as autoridades políticas e religiosas sentem-se incomodadas e não estavam dispostas a renunciar aos seus privilégios e por isso, prenderam e condenaram a Jesus, pregando-o na cruz.

Nesta semana vamos estar ao pé da cruz junto a Maria e a João. O sangue de Jesus vai verter sobre nós. Não tenhamos medo da cruz. Ela contém o que nós mais precisamos, ou melhor, o que a sociedade está necessitando: perdão, força, liberdade, vida.

Aproximemo-nos da cruz de Cristo e acompanhemos  o Tríduo Pascal: Quinta, Sexta e Sábado Santo, momentos em que celebraremos a Vida, Morte e Ressurreição de Jesus. Participemos desse grandioso espetáculo em que Deus é o protagonista principal. Ele vencerá as trevas do Demônio, vencerá o mal e pelo sangue de seu Filho nos dará a Vida Eterna. Amém.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2014 Apostolado Brasileiro | Unindo Católicos Brasileiros na Grande Boston.
Siga-nos:                   

Facebook