A Luz que nos permite ver profundamente PDF Imprimir E-mail
Escrito por Comunidade de Everett   
Talvez não podemos imaginar o que significa ser cego de nascimento: não conhecer as cores, distinguir o verde, amarelo, azul.
Mas mesmo assim, pareceria que o cego vê o que nós não enxergamos.
 
Ana Lúcia é um exemplo. Ela é cega de nascimento. Nas entrevistas dos imigrantes com o advogado seu marido, ela escuta, não enxerga ninguém. Mas quando a pessoa entrevistada liga de volta é possível que ela reconheça a voz e lembre do nome e de sua história, o que seu marido não consegue fazer.

 
Em São Paulo o sobrinho do meu colega que era cego de nascimento veio nos visitar. A primeira vez veio acompanhado, na segunda veio sozinho. Na primeira visita conversamos numa roda de amigos e ele escutou o meu nome. Quando voltou deu o acaso de quem cuidava a portaria era eu e ao chegar me reconheceu pela voz e meu chamou pelo nome. Fiquei impressionado.
 
Nós enxergamos mas vemos tudo muito superficialmente. Talvez por isso temos muitos problemas de relacionamento, porque não prestamos atenção na outra pessoa, naquilo que ela quer dizer, no que sente mas somos superficiais e prestamos atenção a nós mesmos.
 
O cego do evangelho é capaz de acreditar em Jesus. Ele não o conhecia. Saliva com barro podia não significar absolutamente nada. Mas ele consegue ver naquele homem algo que os outros não viam e acredita nele, não fica discutindo e vai se lavar na piscina de Siloé. E quando lhe perguntam, diz sem medo que é um Profeta. “Espantoso! Vós não sabeis de onde ele é, no entanto ele me abriu os olhos! Sabemos que Deus não escuta os pecadores, mas aquele que é piedoso e que faz a sua vontade. Se esse homem não viesse de Deus não poderia fazer nada”.
Os vizinhos e os fariseus começam uma discussão sobre Jesus, sobre o dia Sábado. Exaltam o juízo por cima da compaixão. Buscam culpados. Querem condenar a Jesus, e acabam expulsando o que era cego da comunidade. Eles são superficiais. Não enxergam o cego. Não lhes interessa o cego e nem seu problema e nem enxergam as maravilhas de Deus ao curá-lo.
 
Neste mundo da informática e da globalização podemos ver muitas coisas, muitas delas chegam com uma embalagem atrativa. É impossível prestar atenção a tudo. Então escolhemos somente o que nos interessa deixando muito pouco tempo para as coisas que parecem insignificantes, do dia a dia, mas que fazem a nossa felicidade.
 
Quanto mais auto-suficientes nos sentimos mais cegos estamos, como os fariseus. Somente vemos o que queremos, o que nos interessa, olhamos muito para dentro de nós e vemos somente direitos e não obrigações. Nos ensimesmamos. Nos tornamos complicados.
Quando discutimos não enxergamos a verdade, porque somos superficiais e não prestamos atenção ao que está acontecendo. Mais bem enxergamos os defeitos e os erros da outra pessoa e os medimos desde a nossa compreensão ou dos nossos interesses.
Somos incapazes de olhar para os sentimentos da outra pessoa, isso exigiria prestar muita atenção. Não olhamos para o coração ferido da outra pessoa. Estamos cegos com as nossas razões.
 
Nós não somos cegos de nascença mas às vezes cegos de ciúmes, de raiva, de inveja.
Por isso há muitos corpos lindos que deambulam pelo mundo como cadáveres porque estão cegos de alma e de coração.
 
Essa cegueira somente Jesus pode curar.
O do evangelho estava cego fisicamente, mas talvez não fosse esse o seu principal problema. É por isso que Jesus pergunta:
- Que queres que eu faça por ti?
- Poderíamos pensar: pôxa! Que pergunta tonta! Não vê que está cego?
Mas Jesus não era cego, Ele via no mais profundo da alma e talvez visse outras cegueiras que deviam ser curadas.
De fato Jesus não somente lhe cura a cegueira física mas transforma a sua vida. Nem podemos imaginar o que significa enxergar depois de ter nascido cego. Uma vida transformada por completo.
 
Jesus conhece a tua história, o teu passado e o teu presente. Ele enxerga com os olhos de Deus, do amor e te pergunta:
- Que queres que eu faça por ti?
- De qual cegueira queres ser curado? Do ciúme? Da raiva? Do ódio? Da inveja? Do teu passado? De um vício? Do egoísmo porque somente pensas em ti? De uma desilusão?
 
Jesus é Água Viva, Jesus é Luz. Ele pode te iluminar e te curar se tu quiseres.