Liturgia
Reflexão do V° Domingo Comum com Pe. Heitor Castoldi | Reflexão do V° Domingo Comum com Pe. Heitor Castoldi |
|
|
|
| Escrito por PE. HEITOR CASTOLDI, CS - COMUNIDADE CATÓLICA DE FRAMINGHAM, MA | |
Muita gente buscava a Jesus. Ele era um líder, uma pessoa que arrastava multidões. Todos queriam ouvir a sua palavra de amor, de perdão, de misericórdia. Muitos viam os seus milagres. Era considerado um profeta. Encontrava-se na margem do lago de Genesaré.
Jesus subiu na barca que era de Pedro e ensinava as multidões. Depois mandou Pedro avançar para águas mais profundas e lançar a rede para a pesca. Pedro falou que tinham pescado toda a noite e nada de peixe. Mas aceitou. Lançou as redes. Apanharam tanto peixe que as redes se rompiam. Pedro atirou-se aos pés de Jesus. Pediu que se afastasse dele porque ele era um pecador.
Também os outros discípulos ficaram espantados. Jesus fez um pedido a Pedro: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”.
Pedro pescou a noite inteira em águas rasas, na superficialidade. Ali não tem peixe porque a superfície é muito rasa. Hoje, a superficialidade virou rotina de vida. Os meios de comunicação, com mensagens rápidas, sem exigir reflexão, têm contribuído muito com a superficialidade na vida das pessoas. As pessoas lêem pouco, refletem pouco hoje em dia, e isso prejudica um contato direto e mais profundo com a Palavra de Deus. Jesus continua chamando e desafiando onde vivemos, como fez com Pedro e com os companheiros de Pedro.
A Palavra de Jesus modificou a vida de Pedro e o colocou em outro caminho: o caminho do discipulado. Se quisermos participar da fartura da vida, simbolizada na pesca milagrosa, só existe um caminho: abandonar a justificativa da falta de tempo, abandonar a auto-suficiência e sair da superficialidade da vida. “Qual é a sua praia?” Você vai ficar na praia ou irá mar adentro? O incentivo de Jesus continua válido a quem põe resistências e arruma desculpas: “não tenhas medo”; é nas águas profundas que você encontrará a fartura da vida.
O encontro do pescador Simão com o Senhor também nos ajuda a perguntar como se dá o nosso encontro com Jesus e como isso modifica a nossa vida. Pode acontecer que escutemos a Palavra do Mestre, como a multidão. Mas não basta ouvir a pregação de longe, como se se tratasse de coisa alheia, distante. É preciso que haja um encontro, um toque pessoal, uma descoberta, a ponto de nos fazer interpretar a vida, o mundo, as coisas de modo novo.
Deus chama cada um de nós ao seu serviço. Pedro precisou da ajuda dos companheiros para tirar os peixes das redes.
A Igreja precisa de cada um de nós para pescar homens e mulheres para Deus. O Papa João Paulo II escolheu a frase “Avancem para águas mais profundas” como lema para a evangelização do terceiro milênio. Nós todos somos chamados a “avançar para águas mais profundas”, a evangelizar o mundo pelo anúncio e pelo testemunho de seguidores e seguidoras de Jesus.
Reflexão sobre o Evangelho de Lc 5, 1-11
Pe. Heitor Castoldi, cs
Editor Geral do Jornal O IMIGRANTE
Supervisor do Programa de Rádio Viva a Vida
1060 AM - Framingham aos Domingos 7h-8h da manhã
|
|
| Última Atualização ( sábado, 06 de fevereiro de 2010 ) |
| « | < | Julho 2010 | > | » |
| D | S | T | Q | Q | S | S |
| 27 | 28 | 29 | 30 | 1 | 2 | 3 |
| 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
| 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |
| 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |
| 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
| Campanha da Família em East Boston Qui Jul 29, 2010 @07:15 - 09:00 |
| Encontro com o Prof. Felipe Aquino em Allston Sáb Ago 07, 2010 @08:00 - 05:00 |
| Baile do Dia dos Pais em Cambridge Sáb Ago 07, 2010 @07:30 - 11:55 |
| Encontro para Casais em Allston Sáb Ago 14, 2010 @08:00 - 05:00 |
| II Festa Caipira de Gloucester Sáb Ago 14, 2010 @07:00 - 12:00 |