Consulado Brasileiro abre as portas de seu novo e quase-pronto prédio
Em visita aberta a comunidade, o Consulado Brasileiro em Boston abriu ontem as portas de suas novas instalações no número 175 da Purchase Street — o novo espaço que está quase-pronto.
Uma conquista do Embaixador Fernando de Mello Barreto, o novo prédio não só vai aumentar o conforto para os que vão ao Consulado e dar visibilidade muito maior para o Brasil em Boston, mas muda completamente o ambiente para os que trabalham no Consulado o dia inteiro com um detalhe raro em escritórios: “Acho que dá pra perceber que o principal é a luz,” disse o secretário Marcos Sperandio. “Isso foi idéia do arquiteto.”
Os janelões são de fato uma surpresa agradabilíssima, trazendo não só a luz do dia, mas também o verde do Rose Kennedy Greenway, que separa Purchase Street de sua paralela, a Atlantic Avenue. Da sala do embaixador no quarto andar, a vista inclui o mar, nem sempre visível para quem circula na própria Avenida Atlântica de Boston.
O prédio amplo inclui muitas salas privativas, mas também espaços abertos que serão compartilhados. Em cada andar há uma cozinha para o comforto dos funcionários. E acima do quarto andar, um mezzanino surpreende com a possibilidade de se tornar um novo espaço para a comunidade — novidade que agradou muito aos que fizeram o tour.
O Secretário Marcos explicou que o prédio, construído em 1847, é um local histórico e portanto, não foi possível mudar a pequena porta de entrada. Mas isso não atrapalhou o conforto previsto para o interior, onde é visível a beleza dos velhos tijolos, partes preservadas do chão de madeira e até as colunas de sustentação, em contraste com materiais modernos de bom gosto e banheiros confortáveis.
A recepção vai ficar no sub-solo, também aberto `a luz do dia, e tem a previsão de ter cadeiras ergonômicas, disse o secretário, mas não se deve esperar que tudo no prédio seja novo em pouco tempo, porque há uma política de contenção de despesas em Brasília.
Uma grande novidade para a área de espera é a sala das crianças, que também terá brinquedos. “Essa é uma conquista do (Embaixador) Fernando,” disse a Ministra Maria Helena Pinheiro Pena. E essa sala fica bem perto dos banheiros que são equipados com trocadores de fraldas.
Entre as mudanças previstas pode-se esperar atendimento completo com uma única senha para todos os serviços. As máquinas que ficam atualmente na parte de trás dos escritórios virão para a frente, em nove janelas, mas todo o serviço é controlado em Brasilia e portanto, os funcionários contam com a paciência dos clientes.
O secretário Marcos e a Ministra Maria Helena insistiram que vai ser preciso paciência porque todas as mudanças vão ser feitas gradualmente. O novo Consul, Frederico Araújo, chega em junho. A data para o final da obra ainda não foi determinada, mas o Consulado tem que estar fora do endereço 20 Park Plaza até 31 de agosto.