III Formação da Pastoral Familiar 103SEMANA DA FAMILIA

Terminou neste domingo dia 18 a semana da Família 2013. Família é para todos aqueles que acreditam e  amam. Recordando o Documento de Aparecida, Família é um dos tesouros mais importantes dos povos Latino-americano e é patrimônio da humanidade inteira.

“Em nossa condição de discípulos e missionários de Jesus Cristo, somos chamados a trabalhar para que a situação seja transformada e que a Família assuma a sua missão no âmbito da sociedade e da Igreja (D.A. 451)”. O doc. Da CNBB “Hora da Família 2013”, volta o seu olhar para o ano da fé e a JMJ-Rio 2013, colocando-se os como um precioso instrumento que ajuda pais e filhos no compromisso da transmissão e educação da fé cristã”.

A Família deve ser  prioridade em todas as comunidades Católicas, servindo como alicerce  na promoção e evangelização domestica, agindo principalmente contra a violência e o combate as drogas entre os jovens. A família deve ser  a prioridade na promoção social e educacional  na igreja e na sociedade.

O Papa Francisco em sua carta enviada a CNBB na abertura da semana da Família 2013:  nos fala: “Para a  transmissão da fé e a educação nas famílias, deverá os pais serem encorajados nesta nobre e exigente missão que possuem sendo os primeiros colaboradores de Deus na orientação fundamental da existência e a segurança de um futuro melhor. É importante os pais cultivarem praticas comuns da fé na família  e que acompanhem o amadurecimento da fé nos filhos (Lumen Fidei, 53).

Os pais são chamados a transmitir por palavras e obras as verdades fundamentais sobre a vida e o amor humano, e que recebem uma nova luz  na revelação de Deus. Diante da cultura descartável que relativiza o valor da vida humana e do matrimonio, os pais são chamados a transmitir aos filhos a consciência de que estas devem ser sempre defendidas desde o ventre materno, reconhecendo ali um dom de Deus e a garantia do futuro da humanidade, tendo especial atenção aos mais velhos, os avós, que são fonte de sabedoria e memoria de vida.

Dizia o Papa no encontro com os jovens argentinos: “Dizem que a Família esta fora de moda, é verdade?” responderam os jovens ao Papa: “Não esta fora de moda não”.  Em outro momento o Papa disse: “Botem fé e confiem no amor de Deus”.

Somos chamados a evangelizar e a transformar a Igreja e a sociedade, mas para isso devemos primeiro modificar, transformar o nosso ambiente domestico, como as relações familiares e com a sociedade. Somos chamados a ser células evangelizadoras a partir da Igreja Domestica que é o nosso lar.  “Neste ano da fé que termina no final do ano litúrgico 2013, usemos as palavras do Papa Francisco: Botem Fé, não tenham medo”. A igreja conta com todos nós.

 José Antônio e Luciene

Coordenadores do Conselho da Pastoral Familiar AB

Share Button
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2014 Apostolado Brasileiro | Unindo Católicos Brasileiros na Grande Boston.
Siga-nos:                   

Facebook