DSC_0113Hoje nasceu para nós o Salvador!

Todos se reúnem ao redor ou próximo da Mesa da Ceia e de um presépio, ou a imagem do Menino Jesus, e uma vela.

Animador: É graça de Deus podermos estar aqui, reunidos, celebrando o Natal do Senhor entre nós, pois foi Ele mesmo quem disse: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles.”

Todos: Ó Deus, que enviaste teu Filho Jesus para ser presença de amor em nossa vida, Deus conosco, Emanuel. Escuta as preces destes teus filhos e filhas em oração. Restaura-nos no teu amor, manifesta a tua misericórdia e dá-nos a tua salvação. Por Cristo, nosso Senhor, Amém.

Leitor 1: Supliquemos pela vinda da Luz. Que Ela possa iluminar toda a nossa Vida, para que nós andemos nos Caminhos da Paz e da Verdade.

Todos: A noite se iluminou, o céu se vestiu de luz, os anjos cantaram glória, quando nasceu Jesus.

  1. quero ver tua estrela no céu, iluminando o caminho do bem. Eu quero ver todo o povo sorrindo e, junto, seguindo a lição de Belém.
  2. quero ver os pastores chegando, para visitar o menino Jesus. Eu quero ver todo o povo sorrindo e, junto, seguindo a mensagem da luz.
  3. quero ver os reis magos chegando e humildemente adorando o Senhor. Eu quero ver todo o povo sorrindo e, junto, seguindo a mensagem do amor.

(A pessoa responsável pela casa acende a vela dizendo) Responsável pela casa: Bendito sejas, Deus da Vida, por esta grande notícia: Hoje nasceu o Salvador do mundo!

Todos: Hoje uma luz brilhou para nós! Hoje nasceu nosso Deus e Senhor!

Evangelho – Pode ser proclamado por alguém da família.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 21,11)

Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, e perguntaram: «Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Nós vimos a sua estrela no Oriente, e viemos para prestar-lhe homenagem. »

Ao saber disso, o rei Herodes ficou alarmado, assim como toda a cidade de Jerusalém. Herodes reuniu todos os chefes dos sacerdotes e os doutores da Lei, e lhes perguntou onde o Messias deveria nascer.  Eles responderam: «Em Belém, na Judéia, porque assim está escrito por meio do profeta: ‘E você, Belém, terra de Judá, não é de modo algum a menor entre as principais cidades de Judá, porque de você sairá um Chefe, que vai apascentar Israel, meu povo.’ «

Então Herodes chamou secretamente os magos, e investigou junto a eles sobre o tempo exato em que a estrela havia aparecido. Depois, mandou-os a Belém, dizendo: «Vão, e procurem obter informações exatas sobre o menino. E me avisem quando o encontrarem, para que também eu vá prestar-lhe homenagem. »

Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até que parou sobre o lugar onde estava o menino.  Ao verem de novo a estrela, os magos ficaram radiantes de alegria.

Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e lhe prestaram homenagem. Depois, abriram seus cofres, e ofereceram presentes ao menino: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, partiram para a região deles, seguindo por outro caminho.

Leitor 2: Na gruta de Belém, numa manjedoura repousa o recém-nascido Jesus no aconchego de Maria e José.

Mulheres: O clima é de suave alegria e profunda emoção. Maria conhece o mistério que ali acontece e mantém-se em atitude de contemplação.

Homens: Jesus é o Filho de Deus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, é a prova do amor de Deus por todas as pessoas.

Todos cantam

Noite feliz! Noite feliz!

Ó Senhor, Deus de amor! / Pobrezinho nasceu em Belém.

Eis na lapa Jesus, nosso bem. //Dorme em paz, ó Jesus!//

Noite feliz! Noite feliz!

Ó Jesus, Deus da luz! / Quão afável é teu coração.

Que quiseste nascer nosso irmão. //E a nós todos salvar!//

Noite feliz! Noite feliz!

Eis que no ar vem cantar, / Aos pastores, os anjos do céu,

Anunciando a chegada de Deus. //De Jesus Salvador!//

Bênção da Ceia:

Leitor 4: Bendito sejas tu, Senhor, Deus da vida, que de forma admirável quiseste assumir nossa condição humana, tornando-nos filhos da luz.

Todos: Glória a Deus no mais alto dos céus.

Dirigente: Concede-nos a graça de caminharmos juntos, levando a todos a Boa-Nova de teu amado Filho. Revigorados pelo alimento, que nos das hoje e sempre, possamos continuar a obra que nos confiaste.

Todos: Glória a Deus no mais alto dos céus.

Deixar um tempo para que cada um faça sua oração e ao final:

Todos: Pai nosso… Ave Maria…

Dirigente: Nós Vos agradecemos, ó Senhor, por nos terdes reunido nesta noite de Natal. Vós que vos fizestes homem como nós, vinde vos sentar à nossa mesa e conservai-nos na alegria dessa festa. Vós que viveis e reinais para sempre por todos os séculos dos séculos.

Todos: Amém. A celebração se conclui com o abraço da paz.

Share Button
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2014 Apostolado Brasileiro | Unindo Católicos Brasileiros na Grande Boston.
Siga-nos:                   

Facebook