logo-apostoladobrasileiro

Declaração do Cardeal O’Malley sobre Fiducia Supplicans

Declaração do Cardeal O’Malley  sobre o documento “Fiducia Supplicans”, emitida pela Congregação para a Doutrina da Fé em 18 de dezembro de 2023 e aprovada pelo Papa Francisco.

19 de dezembro de 2023

“Agradecemos ao Santo Padre por seu amor e cuidado por todas as pessoas no rebanho. Alertamos e deixamos claro que o Santo Padre não endossou o casamento gay, mas reconheceu todos os católicos, inclusive aqueles cujas uniões não são reconhecidas pela Igreja, como igualmente necessitados da graça e do amor de Deus.

É missão da Igreja compartilhar as bênçãos de Deus. “Fiducia Supplicans”, emitida pela Congregação para a Doutrina da Fé e aprovada pelo Papa Francisco, trouxe clareza sobre como conceder essas bênçãos. O Papa Francisco indica que está reconhecendo “bênçãos não ritualizadas” que são espontâneas e para aqueles que as solicitam. Os sacerdotes que conferem essas bênçãos precisam ter cuidado para que não se tornem um ato litúrgico ou semi-litúrgico, semelhante a um sacramento. O texto enfatiza que os católicos não devem “prover nem promover um ritual para as bênçãos de casais em uma situação irregular”, mas, ao mesmo tempo, “não impedir ou proibir” a Igreja de responder às pessoas que buscam a ajuda de Deus por meio de “uma simples bênção”.

O documento, portanto, oferece um tipo de bênção que pode ser conferida a qualquer pessoa para invocar a ajuda e a misericórdia de Deus em suas vidas. É a Igreja estendendo uma mão de afeto a todos os católicos na esperança de que esses gestos simples forneçam um meio eficaz de aumentar a confiança em Deus por parte das pessoas que buscam ser guiadas por uma compreensão maior do plano de Deus para o amor e a verdade.”

Caso queira ler na integra o documento CLIQUE AQUI 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print