espírito de porco1Espírito de Porco

Há quase trinta anos atrás eu trabalhava no norte da Argentina, pertinho da  Bolívia, aos pés das lindas montanhas de Purmamarca e La Quiaca, na Província de Jujuy. Era e ainda é uma das regiões mais pobres do país. As imensas extensões de cana de açúcar se estendiam por quase todo Estado. No meio dos canaviais construíram- se “Lotes de casas” para as famílias dos trabalhadores. Casinhas de barro mais parecidas a choças. Cada “Lote” continha não mais de cem famílias. Tudo pertencia aos donos do Engenho de Cana, pessoas poderosas que residiam na Suíça ou em Miami e só apareciam de quando em vez.  Realidade que faz recordar os antigos coronéis ou alguns fazendeiros e políticos do Brasil. Cada “Lote” era uma Comunidade.

Ademais da Paróquia de La Merced e de outras atividades, eu acompanhava as 14 Comunidades. Formação de líderes, de catequistas, celebrações, festas, catequese, grupos de Apostolado da Oração, do Terço, Bibliotecas Populares, cursos de confecção de roupas, de artes culinárias, cursos de datilografia e até de computação. Eram comunidades dinâmicas, tão lindas quanto pobres. Tão pobres materialmente quanto ricas em solidariedade e em expressões de fé. Era uma fé encarnada no dia a dia da vida. Eu me sentia um sacerdote realizado. Feliz. Fazíamos a diferença. Trabalhávamos muito.  Tudo corria perfeitamente bem dia após dia, ano após ano, até chegar o tempo das eleições municipais, estaduais ou nacionais. Os maus políticos que somente apareciam naqueles momentos para pedir votos, traziam promessas e propinas. Precisamente ali começavam as divisões, as discórdias, as ofensas, as separações. As Comunidades lindas e ricas em solidariedade entravam em crise, se paralisavam e todo o trabalho realizado durante anos vinha água abaixo.

O título acima é apenas para chamar a vossa atenção. Trata-se mais bem do espírito do Diabo. A palavra Dia-bulus em grego significa, aquele que divide, aquele que separa. É o mau espírito que provoca desavenças, ofensas e divisões.  Na celebração do Pentecostes refletimos sobre o que faz o Espirito Santo na Igreja, ou na nossa vida. São Lucas nos Atos dos Apóstolos dizia que o Espírito Santo veio para unir o que a confusão de Babel dispersou. – Unidade na Diversidade -. “Há diversidade de dons, mas um mesmo Espírito, há diversidade de ministérios, mas um só é o Senhor. Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza tudo em todos”.  No Pentecostes o Espírito reúne todos os povos de todas as raças e nações num só povo onde todos entendem a linguagem do amor, do perdão, do coração.

Em épocas de eleições parece que o Diabo vem armado com sete legiões de diabinhos e hoje com uma preferência especial para o uso do Facebook a fim de ofender, dividir, dispersar e destruir o que por anos viemos construindo. O Diabo sabe que o facebook é de Deus e foi inventado para que haja mais comunicação entre as pessoas.  Mas também sabe que o mau uso pode produzir divisões, raiva, mágoa e todo tipo de mal estar.

Como ministro da Igreja, peço, insisto, imploro a todos, mas especialmente aos líderes e dirigentes comunitários, usem do direito de livre expressão que vos é garantido no primeiro artigo da Constituição Nacional, mas pelo amor de Deus, fazei-o com responsabilidade; não posteis frases ou palavras ofensivas, de baixo escalão nem contra Trump, nem contra Hilary, nem contra Obama, nem contra ninguém. Não deixei que os desacerbados sentimentos fundados ou infundados vos traiam e tragam consequências negativas no futuro. Fechai o coração ao espírito do Diabo e abri ao Espírito de Deus – É Ele que ilumina a nossa mente, que fomenta os ministérios e os serviços na Comunidade, que nos faz mais tolerantes e respeitosos dos que não pensam como nós.

Que neste Ano Santo da Misericórdia o Espírito de Deus nos anime a não ter medo de beber o cálice da tolerância, do serviço  e da aceitação do diferente porque é na comunhão das diferenças  que se constroem uma verdadeira Comunidade na justiça,  no amor e na paz.

Pe Volmar Scaravelli,c.s.

16 de Maio de 2016.

Share Button
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2014 Apostolado Brasileiro | Unindo Católicos Brasileiros na Grande Boston.
Siga-nos:                   

Facebook