logo-apostoladobrasileiro

Julho: mês do Preciosíssimo Sangue de Jesus

Uma Reflexão para os Imigrantes Brasileiros nos Estados Unidos

Como a aurora de julho nos envolve com seu calor aconchegante, somos chamados a voltar nossos corações para uma devoção muito especial na tradição católica: o Preciosíssimo Sangue de Cristo. Este é o mês no qual nos dedicamos a contemplar o sacrifício de Jesus, que derramou seu sangue para o perdão dos nossos pecados. Como São João Batista, que anunciou Jesus ao mundo com as palavras, “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, nós entendemos que sem o Sangue desse Cordeiro, não há salvação.

Este amor e reverência ao Preciosíssimo Sangue de Jesus têm suas raízes em tempos imemoriais. Durante séculos, clero e fiéis têm celebrado com solenidades, preces públicas e ladainhas, buscando não apenas o perdão dos pecados, mas também implorando pelas bênçãos celestiais sobre os frutos da terra e prover nossas necessidades espirituais e temporais.

Foi São Gaspar de Búfalo que amplificou esta devoção, tornando-se o “Apóstolo do Preciosíssimo Sangue”. Sob o comando do Papa Bento XVI, a Santa Sé reconheceu a importância desta devoção com a composição de uma missa e um ofício em honra ao Sangue de Jesus. Posteriormente, o Papa Pio IX estendeu essas celebrações à Igreja Universal.

Este tesouro espiritual foi igualmente estimado pelo Papa João XXIII, que desde sua infância manteve uma devoção profunda ao Preciosíssimo Sangue de Cristo. No início do seu pontificado, ele escreveu a Carta Apostólica Inde a Primis, buscando promover a veneração ao Preciosíssimo Sangue de Cristo. O Papa João Paulo II, em sua Carta Apostólica Angelus Domini, ecoou o convite de João XXIII, ressaltando o valor infinito daquele Sangue, do qual “uma só gota pode salvar o mundo inteiro de qualquer culpa”.

Os santos e mártires, através de seus testemunhos de fé, encontraram a coragem e a força no Sangue de Cristo. Como lemos no Apocalipse, “Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome é Verbo de Deus. Um nome está escrito sobre o seu manto: Rei dos reis e Senhor dos Senhores” (Ap 19,13-16). É pelo sangue que Ele derramou que Jesus reina.

Nós, a comunidade de imigrantes brasileiros em Boston e outras partes dos Estados Unidos, podemos tirar uma mensagem profunda dessas reflexões. Nossas vidas são frequentemente marcadas por desafios e incertezas. A devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo pode nos trazer consolo e esperança, relembrando-nos das bênçãos e graças que Deus deseja derramar sobre nós.

Vivemos longe de nossa terra natal, mas, através da fé e da devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus, podemos encontrar a força para perseverar e florescer nesta nova terra. Assim como Cristo derramou seu Sangue por nós, somos chamados a derramar nosso amor e compaixão uns pelos outros, edificando uma comunidade forte e unida.

A São Gregório, foi dito que aqueles que recitam diariamente dois Pai Nossos, duas Ave-Marias e dois Glórias ao Pai em honra às gotas de sangue perdidas por Jesus, serão abençoados com cinco graças especiais. Essas promessas oferecem um lembrete confortante da misericórdia infinita de Deus e do poder salvador do Preciosíssimo Sangue de Jesus.

Agradeçamos, portanto, ao Senhor pelo Seu Preciosíssimo Sangue, pelo qual fomos salvos e preservados de todo mal. Que possamos levar estas palavras ao coração, deixando que elas alimentem nossa fé e orientem nossa jornada nesta vida.

 

ORAÇÃO AO PRECIOSÍSSIMO SANGUE DE JESUS

Senhor Jesus Cristo, em Vosso nome e com o poder de Vosso Sangue Precioso, selamos cada pessoa, fato ou acontecimento por meio dos quais o inimigo nos queira prejudicar.
Com o poder do Sangue de Jesus, selamos toda potência destruidora no ar, na terra, na água, no fogo, abaixo da terra, nos abismos do inferno e no mundo do qual hoje nos moveremos.
Com o poder do Sangue de Jesus, rompemos toda interferência e ação do maligno. Nós Vos pedimos, Senhor, que envieis ao nosso lar e local de trabalho a Santíssima Virgem Maria acompanhada de São Miguel, São Gabriel, São Rafael e toda sua corte de santos anjos.
Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos nossa casa, todos os que nela habitam (nomear cada um), as pessoas que o Senhor a ela enviará, assim como todos os alimentos e os bens que generosamente nos concede para nosso sustento.
Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos terras, portas, janelas, objetos, paredes e pisos, o ar que respiramos, e na fé colocamos um círculo de Seu Sangue ao redor de toda nossa família.
Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos os lugares onde vamos estar, neste dia, e as pessoas, empresas e instituições com quem vamos tratar.
Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos nosso trabalho material e espiritual, os negócios de nossa família, os veículos, estradas, ares, ruas e qualquer meio de transporte que haveremos de utilizar.
Com Vosso Preciosíssimo Sangue, lacramos atos, mentes e corações de nossa Pátria, a fim de que Vossa paz e Vosso Coração nela reinem.
Nós Vos agradecemos, Senhor, pelo Vosso Preciosíssimo Sangue, pelo qual nós fomos salvos e preservados de todo mal.

LADAINHA
Jesus Cristo ouvi-nos.
Jesus Cristo atendei-nos.
Pai Celeste que sois Deus tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Sangue de Cristo, Sangue do Filho Unigênito do Eterno Pai, salvai-nos.
Sangue de Cristo, Sangue do Verbo de Deus encarnado, salvai-nos.
Sangue de Cristo, Sangue do Novo e Eterno Testamento, salvai-nos.
Sangue de Cristo, correndo pela terra na agonia, salvai-nos.
Sangue de Cristo, manando abundante na flagelação, salvai-nos.
Sangue de Cristo, gotejando na coroação de espinhos, salvai-nos.
Sangue de Cristo, derramado na cruz, salvai-nos.
Sangue de Cristo, preço da nossa salvação, salvai-nos.
Sangue de Cristo, sem o qual não pode haver redenção, salvai-nos.
Sangue de Cristo, que apagais a sede das almas e as purificais na Eucaristia, salvai-nos.
Sangue de Cristo, torrente de misericórdia, salvai-nos.
Sangue de Cristo, vencedor dos demônios, salvai-nos.
Sangue de Cristo, fortaleza dos mártires, salvai-nos.
Sangue de Cristo, virtude dos confessores, salvai-nos.
Sangue de Cristo, que suscitais almas virgens, salvai-nos.
Sangue de Cristo, força dos tentados, salvai-nos.
Sangue de Cristo, alívio dos que trabalham, salvai-nos.
Sangue de Cristo, consolação dos que choram, salvai-nos.
Sangue de Cristo, esperança dos penitentes, salvai-nos.
Sangue de Cristo, conforto dos moribundos, salvai-nos.
Sangue de Cristo, paz e doçura dos corações, salvai-nos.
Sangue de Cristo, penhor de eterna vida, salvai-nos.
Sangue de Cristo, que libertais as almas do Purgatório, salvai-nos.
Sangue de Cristo, digno de toda a honra e glória, salvai-nos.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós, Senhor.

V.: Remistes-nos, Senhor, com o Vosso Sangue.
R.: E fizestes de nós, um reino para o nosso Deus.

Oremos: Todo-Poderoso e Eterno Deus, que constituístes o Vosso Unigênito Filho, Redentor do mundo, e quisestes ser aplacado com o seu Sangue, concedei-nos a graça de venerar o preço da nossa salvação e de encontrar, na virtude que Ele contém, defesa contra os males da vida presente, de tal modo que eternamente gozemos dos seus frutos no Céu. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Assim seja.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print