logo-apostoladobrasileiro

Papa nomeia o Padre Cristiano Barbosa como bispo auxiliar de Boston

O Cardeal Seán P. O’Malley anunciou em 9 de dezembro que o Papa Francisco nomeou o Padre Cristiano Guilherme Borro Barbosa como bispo auxiliar da Arquidiocese de Boston. O Bispo Eleito Barbosa, de 47 anos, atuou como Vigário Episcopal para a Região Central e como Secretário de Evangelização e Discipulado desde 1º de julho. Ele continuará nestas funções após sua ordenação episcopal em 3 de fevereiro de 2024, na Catedral da Santa Cruz em Boston.

“Sou grato ao nosso Santo Padre, o Papa Francisco, por abençoar a arquidiocese com a nomeação do Bispo-eleito Barbosa. Ele oferece um coração de pastor e uma ampla gama de experiências que o prepararam para este novo papel na vida da Igreja”, disse o Cardeal O’Malley.

“Seu histórico teológico, extensa experiência paroquial e ministério junto à comunidade étnica claramente agradaram ao Santo Padre ao fazer esta nomeação. Nos unimos a toda a Arquidiocese de Boston em oração pelo Bispo-eleito Barbosa enquanto ele se prepara para assumir esta nova e importante responsabilidade e pela alegria que ele traz ao seu ministério a serviço de Cristo e da Igreja”, acrescentou o cardeal.

O Bispo-eleito Barbosa expressou sua gratidão pela nomeação.

“Estou humilde pela grande confiança que o Santo Padre demonstrou em mim com esta nomeação hoje. Estou feliz se puder servir em amor a Deus e ao seu povo. O trabalho da igreja é trazer reconciliação e unidade. Somos ministros da unidade e da paz. Quero agradecer ao Cardeal Seán por sua confiança e por seu grande amor pela Arquidiocese e seu povo em toda a sua diversidade cultural”, disse o Bispo-eleito Barbosa.

Nascido em Adamantina, Brasil, o Bispo-eleito Barbosa foi ordenado sacerdote em dezembro de 2007 no Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus em Bauru, na Diocese de Bauru, Brasil. Posteriormente, serviu em várias paróquias da Arquidiocese de Boston, incluindo as Paróquias de Santo Antônio de Pádua e São Francisco de Assis em Cambridge, e Sagrada Família, Imaculada Conceição e Santo Antônio de Pádua em Lowell. Ele foi incardinado como padre da Arquidiocese de Boston em 2021.

O histórico acadêmico do Bispo-eleito Barbosa é extenso e inclui licenciatura e formação em psicologia pela Universidade Estadual Paulista no Brasil, licenciatura em filosofia pela Universidade do Sagrado Coração no Brasil, mestrado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no Brasil e licenciatura em teologia sagrada e doutorado em teologia sagrada pela Escola de Teologia e Ministério do Boston College. Anteriormente, ele lecionou teologia no Seminário de São João e também atuou em tempo parcial no Seminário Nacional Papa São João XXIII em Weston.

Ele fala inglês, português e espanhol.

Foto: Gregory L. Tracy/ The Pilot
com informações no site thebostonpilot.com

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print