O Apostolado Brasileiro é uma instância de articulação pastoral que tem por objetivo operacionalizar as prioridades da Igreja nos Estados Unidos em sintonia com os anseios e a cultura brasileira. O referido Apostolado interage de forma significativa com numerosas organizações civis e comunitárias que prestam apoio às comunidades de imigrantes do Brasil.
O Apostolado Brasileiro é uma extensão pastoral de cada Diocese ou Arquidiocese e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que abrange as comunidades católicas formadas pela colônia brasileira nos Estados Unidos.
O Apostolado Brasileiro nos Estados Unidos, caminha em comunhão com a Igreja, sem perder seu jeito de celebrar, festejar e estar juntos, sempre mais precisamos de força e coragem para caminhar unidos e assim viver nossa missionariedade em terras americanas, pois foi o Senhor quem nos colocou aqui.
O Apostolado Brasileiro nasceu em 1987, por intermédio do Padre João Devin, Missionário Redentorista, que trabalhou no Brasil por 35 anos. No início o trabalho ficou concentrado na celebração de missas nas residências de brasileiros que estavam morando na região metropolitana de Boston. Nessas residências, os brasileiros já haviam desenvolvido a prática de se reunirem para a recitação do terço, não obstante sentissem que havia uma necessidade maior de se organizarem enquanto comunidade cristã católica.
À medida que o trabalho realizado pelo Padre João Devin foi crescendo, o então Cardeal Bernard Law solicitou a ajuda do Padre Jonas Vitor de Morais, que estava morando na Pensilvânia. Essa ajuda foi importantíssima, porquanto veio responder ao anseio dos brasileiros que frequentavam as missas celebradas para as comunidades portuguesas. Embora essas missas fossem celebradas em português, os brasileiros não haviam conseguido se adaptar à maneira europeia como eram presididas, e assim foram surgindo as primeiras Comunidades Católicas assistidas por padres e religiosos missionários que falavam português e que haviam trabalhado no Brasil, razão pela qual conheciam um pouco dos elementos presentes na cultura do povo brasileiro, assim como também o seu “modo” de rezar.
As comunidades católicas brasileiras, hoje, estão localizadas em dezesseis cidades que se espalham pela região metropolitana e arredores de Boston, sendo elas: Allston, Cambridge, East Boston, Everett, Framingham, Gloucester, Hudsan, Lowell, Marborough, Maynard, Peabody, Plymouth, Rockland, Somerville, Stoughton e Woburn.
O crescimento do numero de imigrantes brasileiros nos EUA propiciou o surgimentos dessas comunidades e, com elas, a necessidade de organizar melhor a sua forma e todo o seu aspecto logístico e pastoral e foi desse esforço que surgiu o Apostolado Brasileiro.
A missão do Apostolado Brasileiro se voltou inicialmente para a dimensão pastoral: catequese em português para filhos de brasileiros, organização litúrgica, apoio aos movimentos de língua portuguesa (Renovação Carismática Católica (RCC), Grupos de Terço etc); além de oferecer formação teológica para os leigos. Com o tempo, outros serviços sociais foram agregados: orientações sobre saúde, educação, imigração, troca de experiências profissionais etc.
Com a necessidade de atender melhor os brasileiros no exterior a CNBB criou a PBE – Pastoral dos Brasileiros no Extrangeiro.
A Pastoral dos Brasileiros no Exterior é uma iniciativa da Igreja Católica que visa atender às necessidades espirituais, sociais e culturais da comunidade brasileira que reside fora do Brasil. Essa pastoral busca manter os laços religiosos e culturais dos brasileiros que vivem em outros países, oferecendo serviços religiosos, suporte emocional, orientação pastoral e integração com a comunidade local.
A atuação da Pastoral dos Brasileiros no Exterior envolve atividades como celebração de missas e sacramentos, encontros de oração, aconselhamento espiritual, apoio em situações de dificuldades e auxílio para a integração e adaptação dos brasileiros em seus novos ambientes. Além disso, a pastoral muitas vezes promove atividades culturais, sociais e educacionais para fortalecer o senso de comunidade entre os brasileiros que vivem no exterior.
Essa pastoral é uma resposta à necessidade de muitos brasileiros que, por motivos diversos, estão fora de seu país de origem e buscam manter sua fé e conexão com sua cultura e identidade brasileira mesmo estando distantes geograficamente.
Texto extraído da tese de doutorado com o título “Sob o véu da Igreja Católica a serviço dos imigrantes brasileiros nos EUA – Políticas de Identidade” de Darci Donizetti da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Missão
Reunir as comunidades de língua portuguesa (Brasil) para que juntas possam organizar a vida de fé das comunidades, especialmente os grandes eventos como a festa de Nossa Senhora Aparecida e dar o suporte às pastorais e movimentos existentes anunciando o Evangelho através de acolhimento, instrução, celebração, ação social e construir o Reino de Deus com entusiasmo, caridade, compaixão, respeito, paciência e organização principalmente com os imigrantes brasileiros, sem exluir quem bate em nossa porta.
Objetivos
Informar: Cursos, eventos, retiros, festas das comunidades brasileiras.
Oferecer: Guia com o nome das comunidades e com horários de atendimento nas secretárias paroquiais.
Serviços sociais: orientações sobre saúde, educação, imigração e outros assuntos.
Comunicar: experiências dos brasileiros nos Estados Unidos.
Visão
Caminhar unidos na mesma fé, esperança e caridade garantir que cada comunidade tenha seu espaço celebrativo e as pessoas necessárias para desenvolver missão.