logo-apostoladobrasileiro

Reunião com os Padres e Irmãs Missionários nos Estados Unidos da América

Após a oração inicial, Dom Edgar da Cunha, Bispo de Fall River, convidou o Padre Paul Sopper, da Arquidiocese de Boston, a falar sobre a ordenação Episcopal do Padre Cristiano Barbosa Boro, que acontecerá no dia 03 de fevereiro de 2024 na Catedral da Santa Cruz, Arquidiocese de Boston, às 10 horas da manhã. Será disponibilizado um ônibus para as paróquias brasileiras que desejarem participar deste momento único na região de Boston.

O objetivo da reunião foi introduzir Dom Luiz Fernando Lisboa, novo bispo responsável pela PBE (Pastoral dos Brasileiros no Exterior), aos missionários nos Estados Unidos. Dom Luiz tem vasta experiência missionária na África, onde permaneceu por 20 anos na Diocese de Penba Mossanbique e agora, no Brasil, na Diocese de Cachoeiro do Itapemirim, ES. Na última Assembleia da CNBB (Conferência dos Bispos do Brasil), as comissões pastorais foram renovadas e reestruturadas, e a PBE está inserida na Comissão Missionária e Cooperação Inter-Eclesial. Ainda fazem parte deste grupo a Irmã Eliane, da Congregação de São José de Chambery, e o Padre Tiago.

Dom Fernando informou sobre o trabalho desenvolvido pelas igrejas irmãs, especialmente na formação de seminaristas, enviando professores para dar aulas nos seminários em Giné Bissau e Timor Leste. Essa iniciativa, em conjunto com a PUC do Paraná, resultou na formação de doutorandos para continuarem a formação em diversas áreas.

A situação dos missionários no Haiti é bastante tensa, pois não podem se reunir devido ao risco de serem capturados, especialmente os estrangeiros. Nesta reunião online, todos estavam felizes por se reunirem. 

Em seguida, Dom Edgar atualizou os dados sobre a entronização de Nossa Senhora Aparecida no Santuário Nacional de Washington DC no dia 14 de setembro de 2024, sendo um dos primeiros encontros de todos os brasileiros nos Estados Unidos. Dom Luiz deseja ampliar os esforços para tornar a PBE mais conhecida no Brasil, facilitando a vinda de padres para as comunidades que necessitam.

Os vinte anos de missão foram uma bênção para mim. Quando saímos de nosso país, é para ajudar nossos irmãos e irmãs, sabendo que muitos estão sob pressão em lugares perigosos por diversas razões. É tempo de cuidado, de ir ao encontro, de tocar as feridas, para que as pessoas possam ter em cada missionário um braço acolhedor. Que o Senhor dê a cada um a força para continuar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print